FORMAÇÃO DE OFICIAIS

FAB realiza diplomação de 28 Oficiais-Superiores

Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica encerrou a turma de 2024 do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais
Publicada em: 20/09/2024 19:43
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

A Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) realizou, nesta sexta-feira, 20/09, a cerimônia de encerramento do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA) de 2024, marcando um momento significativo na formação de 28 Oficiais-Alunos, entre os quais 26 são Coronéis da Força Aérea Brasileira (FAB) e dois são Capitães de Mar e Guerra da Marinha do Brasil (MB). Este evento não apenas marca o encerramento do curso, mas também representa a reativação deste importante programa educacional, que havia sido descontinuado ao final de 2016.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que em seu discurso destacou a importância da volta do CPEA para a formação dos Oficiais-Superiores das Forças Armadas que, muito em breve, poderão alcançar o Generalato.

"Estou aqui com praticamente todo o Alto-Comando da Força Aérea para confirmar a decisão que tivemos, juntamente com o Estado-Maior da Aeronáutica, para retornar este curso. O Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais proporciona conhecimentos necessários para que os Oficiais-Superiores possam atuar na alta administração, contribuindo com a formulação e com a condução das políticas aeroespacial e de defesa nacional, que é uma fundamental peça da nossa tríade: Defender, Controlar e Integrar. O CPEA voltou!", disse.

Uma das principais inovações introduzidas no novo CPEA foi a criação da Menção Honrosa, destinada aos Oficiais-Alunos que se destacaram por mérito, inteligência, criatividade, esforço e compromisso durante sua capacitação. Os critérios para a escolha dos destaques refletem os objetivos do curso, como a capacidade de análise de conjuntura, visão prospectiva, competência de assessoria, inovação e esforço para melhoria do ambiente acadêmico.

Neste sentido, foram homenageados o Coronel Intendente Carlos José Rodrigues e a Coronel Intendente Alessandra Maruyama Sinzato, como Destaques Acadêmicos do CPEA 2024, que surpreendidos pela conquista, mostraram que, além de orgulhosos por pertencerem à Força Aérea, sentem-se lisonjeados pelo reconhecimento acadêmico. "Participar do retorno deste curso foi uma grande responsabilidade, e me senti muito honrada por fazer parte dessa turma, uma turma ímpar. Foi muito importante poder parar durante esses 6 meses, em um curso denso que me deu a possibilidade de poder pensar. Refletir sobre a Força Aérea, sobre política e defesa, ampliando assim a minha visão estratégica", disse a Coronel Intendente Sinzato.

Além de receber a homenagem como destaque, o Coronel Carlos José também foi orador da Turma e, em suas palavras, agradeceu a todos os familiares e superiores que os acompanharam e motivaram durante o curso. "Foi uma grande e emocionante surpresa receber essa homenagem, pois nós não nos dedicamos aos cursos de carreira por obrigação, mas sim por uma devoção à Força Aérea. Todos nós que servimos, devemos ter esse espírito de entregar o máximo dentro daquilo que fazemos e, aqui não poderia ser diferente. Essa escolha reflete o quanto eu gosto desta instituição e o quanto eu me dedico para sempre fazer o meu melhor", disse. 

Também estiveram presentes na cerimônia de encerramento o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Secretário de Economia Finanças da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto; o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero; o Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea, Major-Brigadeiro do Ar Max Cintra Moreira e o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto. Além dos demais Oficiais-Generais da FAB e autoridades civis e militares.

"Na inauguração das instalações da ECEMAR para este curso, foi criada uma expectativa para uma trajetória de sucesso na missão de redesenhar os caminhos do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais e assim o fizemos! Hoje, estamos aqui, com os objetivos alcançados na condução dos 194 dias letivos. Parabéns aos formandos do CPEA 2024 e a todos os familiares presentes, vocês também fazem parte dessa conquista", finalizou o Comandante da ECEMAR, Brigadeiro do Ar Helmer.

CPEA 

Como curso de Altos Estudos Militares, o CPEA, tem por finalidade qualificar os Oficiais para o exercício de funções de assessoramento da Alta Administração do Comando da Aeronáutica, assim como desenvolver as competências necessárias para contribuir com a formulação e condutas das Políticas Aeroespacial e de Defesa Nacional, além de participar do planejamento institucional e estratégico-militar da Aeronáutica. 

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER